Competências: Leitura; Escrita.
Descritor de desempenho: Desenvolver o gosto pela literacia digital.
Experiência de aprendizagem: Aprender palavras novas. Cantar e "ler" o texto da canção "O Outono". Fazer o registo das aprendizagens no caderno e no blogue. Explorar recursos existentes no blogue.
Descritor de desempenho: Desenvolver o gosto pela literacia digital.
Experiência de aprendizagem: Aprender palavras novas. Cantar e "ler" o texto da canção "O Outono". Fazer o registo das aprendizagens no caderno e no blogue. Explorar recursos existentes no blogue.
Cai uma folha após outra,
Fica o chão atapetado.
Castanho, verde, violino…
Parece um mundo encantado!
As nuvens filtram o sol,
A chuva chega a correr. Refrão (bis)
É tão bom vir para a escola
Muito temos que aprender!
Ler, escrever e contar,
Contas e contos sem fim.
P’ra a escola venho a cantar.
Chove, mas há sol em mim!
Fica o chão atapetado.
Castanho, verde, violino…
Parece um mundo encantado!
As nuvens filtram o sol,
A chuva chega a correr. Refrão (bis)
É tão bom vir para a escola
Muito temos que aprender!
Ler, escrever e contar,
Contas e contos sem fim.
P’ra a escola venho a cantar.
Chove, mas há sol em mim!
Refrão
Já a ler e a escrever palavras difíceis? E também a tentar ler o texto da canção?
ResponderEliminarMas esta turma é um espectáculo! Eu estou admirado!
Muitos parabéns.
Foi engraçado verificar como as crianças se socorrem das mais diversas estratégias para se apropriarem da capacidade de leitura e da escrita. Neste caso, o recurso à música em simultâneo com a visualização da letra do poema permitiu-lhes realizar a leitura das palavras que o compõem, mesmo quando estas eram apontadas aleatoriamente dentro do poema.
ResponderEliminarDivertimo-nos bastante com esta actividade!
Parabéns à Professora e aos seus meninos!
ResponderEliminarA música é sem dúvida um mundo repleto de alegria para as crianças. Transporta-as sem elas se aperceberem...
Continuem a cantar e a encantar...
Beijocas!
Prof. Patrícia